Assinale a alternativa que apresenta corretamente a solução de tecnologia da informação para gestão arquivística que controla o ciclo de vida dos documentos.

Acerca da realidade arquivística brasileira, julgue o item a seguir.

O uso de tecnologias da informação sem o devido tratamento arquivístico contribui para o surgimento de massas documentais digitais.








Questão: 226024
Banca: FUNCAB Prova: Arquivologista Ano: 2015
Na atualidade, o computador é eficaz ao extremo para a gestão exata e rápida de grandes massas de informação. Identifique, nas opções a seguir, a tecnologia da informação que, além de otimizar e informatizar o fluxo de trabalho, gera documentos digitais, os quais são armazenados em diversos tipos de mídias digitais.
Questão: 226269
Banca: CESPE Prova: Arquivista Ano: 2015

No que se refere aos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGADs), julgue os itens que se seguem.


Em um SIGAD, a transferência e a tramitação são eventos de gestão obrigatórios para processo/dossiê e documentos, podendo o metadado do documento ser registrado com o número do lote de transferência apenas no evento transferência.








Questão: 226270
Banca: CESPE Prova: Arquivista Ano: 2015

No que se refere aos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGADs), julgue os itens que se seguem.


Os usuários que acessam o SIGAD, ou agentes, estabelecem relações entre si, além de relacionarem-se com os eventos pelos quais tenham sido responsáveis: o de gestão e o de preservação.








No que se refere aos sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGADs), julgue os itens que se seguem.


Em um SIGAD, a assinatura digital é uma modalidade de assinatura eletrônica, resultante de operações matemáticas que utilizam funções lineares, que permitem aferir a origem e a integridade do documento.








Questão: 226318
Banca: VUNESP Prova: Agente Administrativo Ano: 2015
Ao conjunto de tecnologias que provê um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos dá-se o nome de
O Programa de Catalogação de Processos Trabalhistas do TRT tem como função 
As diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais, estabelecidas pela Resolução nº  39 do Conselho Nacional de Arquivos, de 29 de abril de 2014, NÃO tomam por base, como texto de referência,
Segundo Bernardes (1998, p. 14), a avaliação é um “Trabalho interdisciplinar que consiste em identificar valores para os documentos (imediato e mediato) e analisar seu ciclo de vida, com vistas a estabelecer prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos e eficiência administrativa, bem como para a preservação do patrimônio documental”. Essa importante função arquivística apresenta muitos benefícios para as organizações, desde que a sistematizemos em uma ferramenta. A opção que apresenta CORRETAMENTE a ferramenta arquivística e seus benefícios gerados pela avaliação é