Questão: 226043
Banca: FUNCAB Prova: Arquivologista Ano: 2015
Disciplina: Arquivologia Assunto: ISAAR (CPF) , Normas Arquivísticas ,
A Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias - ISAAR (CPF) , que fornece direcionamentos para a preparação de registro de autoridade, estabelece em seu glossário algumas definições. A Informação acrescentada a um elemento descritivo para auxiliar a identificação, compreensão e/ou uso do registro de autoridade, aplica-se, especificamente, ao termo:
Questão: 227124
Banca: FGV Prova: Arquivista Ano: 2014
Considere as seguintes relações entre as normas internacionais ISAD (G) e ISAAR (CPF) e a norma brasileira NOBRADE:

I – a NOBRADE é a tradução das ISAD (G) e ISAAR (CPF);
II – a NOBRADE consiste na adaptação das normas internacionais à realidade brasileira;
III – a NOBRADE estabelece diretivas compatíveis com as internacionais ISAD (G) e ISAAR (CPF);
IV – a NOBRADE, ao contrário das normas internacionais, não preceitua formatos de entrada ou saída de dados em sistemas de descrição automatizados ou manuais.

São verdadeiras as afirmativas:
Questão: 227125
Banca: FGV Prova: Arquivista Ano: 2014
A norma internacional que dá diretivas para a preparação de descrições que exercem um papel vital na explicação da proveniência de documentos, ajudando a situá-los com mais segurança no contexto de sua produção e uso é a:
Questão: 227431
Banca: CESGRANRIO Prova: Arquivista Ano: 2014
Disciplina: Arquivologia Assunto: ISAAR (CPF) , Normas Arquivísticas ,
As normas arquivísticas padronizam os procedimentos em todos os arquivos. Assim, a ISAAR-CPF determina os tipos de informação que podem ser incluídos em um registro de autoridade e fornece orientação sobre como tais registros podem ser desdobrados em um sistema descritivo. Os elementos de descrição para um registro de autoridade estão organizados em quatro áreas. Em uma delas, o registro de autoridade é especificamente identificado, e é registrada a informação sobre quando, como e por qual instituição foi criado e mantido.

A definição acima refere-se à área de
Questão: 227657
Banca: CESPE Prova: Analista Administrativo - Arquivologia Ano: 2014
Disciplina: Arquivologia Assunto: ISAAR (CPF) , Normas Arquivísticas ,
Acerca das normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o  item  subsecutivo.

A forma autorizada do nome, combinada com outros elementos de informação que identificam e descrevem a entidade nomeada, caracteriza o registro de autoridade.








Ao fazer a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos, deve-se usar a seguinte norma:
Para o registro de autoridade arquivística da entidade produtora, que é fundamental para documentar o contexto da produção de documentos e permite estabelecer as relações deste elemento com a história administrativa ou a biografia, deve ser usada a seguinte norma:
Questão: 228838
Banca: VUNESP Prova: Assistente de Suporte Acadêmico Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia Assunto: ISAAR (CPF) , Normas Arquivísticas ,
Na Norma Internacional de Registro de Autoridade Arqui- vística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias – ISAAR(CPF), a área onde o registro de autoridade é especificamente identificado e é registrada a informação sobre como, quando e por qual instituição foi criado e mantido é a Área de;
Questão: 228880
Banca: CESPE Prova: Analista Administrativo - Arquivologia Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia Assunto: ISAAR (CPF) , Normas Arquivísticas ,
Um dos campos utilizados para descrever uma entidade coletiva, de acordo com a norma internacional, é o campo denominado

Questão: 229116
Banca: CESPE Prova: Analista - Arquivologia Ano: 2013
Disciplina: Arquivologia Assunto: ISAAR (CPF) , Normas Arquivísticas ,
Com base em normas nacionais e internacionais de arquivo, julgue o item seguinte.

A descrição de produtores de documentos, conforme proposta da Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias é responsabilidade dos arquivistas apenas quando a descrição for mantida em sistema manual.