Questões da Banca IF SUL - MG

Questão: 496398
Banca: IF SUL - MG Prova: Ano: 2014
Disciplina: Assunto:
Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, aos valores semânticos das conjunções destacadas nos trechos abaixo. I. “Pagam fortunas para construir modernas mansões, desenhadas por arquitetos de renome, e são obrigados a escondê-las atrás de muralhas [...]”. II. “Muito mais ricos seriam os ricos se vivessem em uma sociedade onde todos fossem educados”. III. “Os ricos brasileiros usufruem privadamente tudo o que a riqueza lhes oferece, mas vivem encalacrados na pobreza social”.
Questão: 336432
Banca: IF SUL - MG Prova: Técnico de Nível Médio - Informática Ano: 2016
Disciplina: Legislação Federal Assunto: Geral ,
A administração dos Institutos Federais terá como órgãos superiores: 
Questão: 388700
Banca: IF SUL - MG Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia Assunto: Geral ,
A educação profissional, conforme a LDB Nº 9394/96, não substitui a educação básica e nem com ela concorre. Assim, o Art. 4° do Decreto nº 5.154/04, define que a educação profissional técnica de nível médio, nos termos dispostos no § 2º do Art. 36, Art. 40 e parágrafo único do Art. 41, da Lei nº 9.394/96, será desenvolvida de forma articulada com o ensino médio, podendo ocorrer de forma: 
Questão: 479689
Banca: IF SUL - MG Prova: Economista Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
As proposições a seguir apresentam afirmativas acerca do TEXTO 01 I. O autor do TEXTO 01 não estabelece relação entre a necessidade de fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica e a soberania nacional. II. Segundo o TEXTO 01, além de atender a necessidades do mercado de trabalho na qualificação da mão de obra, a Educação Profissional e Tecnológica também visa à inclusão social. III. Há referência, no TEXTO 01, à importância de Políticas Públicas nas quais os Institutos Federais estejam inseridos, tanto como resultado quanto como propulsor. IV. Dentro do processo de inclusão citado no TEXTO 01, está o fato de a expansão dos Institutos Federais não contemplar cidades antes abandonadas pelo poder público. V. Há uma visão claramente positiva, no TEXTO 01, em relação ao desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil da atualidade. Estão CORRETAS apenas
Questão: 491877
Banca: IF SUL - MG Prova: Administrador Ano: 2014
Disciplina: Assunto:
O verbo assistir, além do sentido e da regência em que está empregado no texto 2, apresenta outras possibilidades de uso. Acerca desse verbo, afirma-se: I. No sentido de ver, presenciar, não admite a voz passiva. II. Admite a voz passiva no sentido de prestar socorro, dar assistência. III. É transitivo indireto no sentido de ver, presenciar. IV. Exige a preposição “a” no sentido de morar, residir. V. É transitivo direto no sentido de ser responsabilidade de, caber, competir. Está CORRETO o que se afirmou em
Questão: 388685
Banca: IF SUL - MG Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016
Disciplina: Noções de Informática Assunto: Geral ,

José gerencia remotamente os servidores de uma fábrica de sapatos. Para tal, José implementou nos servidores um protocolo de acesso remoto com autenticação de chaves baseada no servidor, com suporte à compressão de dados e encapsulamento do protocolo X11 para execução de aplicativos com interfaces gráficas. Por questão de segurança, José alterou a porta TCP padrão de conexão do protocolo para 2345.

Sabendo-se que José incrementou a porta TCP padrão em 2.323 endereços, assinale a opção referente ao protocolo de acesso remoto implementado por José, considerando sua porta TCP padrão de conexão. 

Questão: 108931
Banca: IF SUL - MG Prova: Assistente em Administração Ano: 2016
Disciplina: Contabilidade Pública Assunto: Geral ,

A Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, define normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, em seu artigo 22 dispõe sobre conteúdo e forma da proposta orçamentária.

A proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo nos prazos estabelecidos nas Constituições e nas Leis Orgânicas dos Municípios, compor-se-á de tabelas explicativas, das quais, além das estimativas de receita e despesa, constarão, em colunas distintas e para fins de comparação. Ao ministrar um curso a servidores de uma instituição pública federal sobre esse tema, Ana Maria equivocou-se e afirmou que:

Questão: 480332
Banca: IF SUL - MG Prova: Administrador Ano: 2016
Disciplina: Assunto:
Observe as construções “Não se preocupe: Ele volta” e “os atabaques, ansiosos de consolo e de vingança, chamam os deuses africanos. Cristo sozinho não basta.” Se fosse possível substituir os sinais em destaque por conjunções, quais poderiam ser para que o sentido não se alterasse?
Questão: 388682
Banca: IF SUL - MG Prova: Técnico em Assuntos Educacionais Ano: 2016
Disciplina: Pedagogia Assunto: Geral ,

Até a metade dos anos 1960, o financiamento do Banco Mundial (BIRD) privilegiava os projetos de infraestrutura física, tais como comunicação, transporte e energia, como medidas de base para o crescimento econômico. No final da década de 1960, o Banco irá somar às metas puramente quantitativas que caracterizavam os projetos econômicos alguns objetivos voltados para a igualdade e o bem-estar social. Nesta ótica, partia-se do princípio de que o desenvolvimento econômico por si só não garantia a participação das camadas mais pobres nos benefícios do desenvolvimento. Com base nesta conclusão, o Banco passa a financiar o setor social, como medida de alívio e de redução da pobreza no Terceiro Mundo.

O setor educacional passa a ser considerado, ao lado da saúde e do desenvolvimento agrícola, entre os mais importantes no quadro dos financiamentos do Banco. Ainda na década de 1960, o Banco define os princípios e as diretrizes de sua política de crédito e de assistência à educação do Terceiro Mundo.

FONSECA, M. O Banco Mundial e a educação: reflexões sobre o caso brasileiro. In: GENTILI, P. (org.). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação, 2001, p. 169.

Ao considerar o percurso histórico da educação no Brasil, a partir do excerto acima, depreende-se que a educação passou a contar:

Questão: 12168
Banca: IF SUL - MG Prova: Assistente em Administração Ano: 2016
Disciplina: Direito Administrativo Assunto: Cargo, emprego, função , Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 ,
Sobre princípios inerentes ao regime jurídico dos serviços públicos, é CORRETO afirmar: